Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Governo brasileiro emite alerta ao continente

Ir para baixo 
AutorMensagem
VF-1_Falcon
Marujo de 2a Classe
VF-1_Falcon


Mensagens : 49
Data de inscrição : 09/08/2008

Governo brasileiro emite alerta ao continente Empty
MensagemAssunto: Governo brasileiro emite alerta ao continente   Governo brasileiro emite alerta ao continente EmptySex Out 24, 2008 11:12 pm

Recentemente foi divulgada no site DefesaNet a notícia de uma nova lei em vigor que cria o SINAMOB, ou Sistema Nacional de Mobilização, que tem por objetivo atuar na defesa dos interesses nacionais, DENTRO e FORA do país, quando houver ameaças internas e externas. Pela nova legislação, a ocupação indevida de instalações de empresas brasileiras em outros países é passível de atuação militar na resolução do impasse.

http://www.defesanet.com.br/br/dec_6592.htm

Foi publicado no mesmo site, notícias da mídia paraguaia, que dão conta de um processo de neo-colonização daquele país, por parte da Venezuela, em sua política "bolivariana", que envolve a implantação de sua doutrina desde setores como educação, saúde e energia, até influências em áreas mais sensíveis, como Governo e Forças Armadas, o que já ocorre na Bolívia. Inclusive já há na mídia local uma tendência de influenciar a população daquele país contra brasileiros legalmente resididos em solo paraguaio.

http://www.defesanet.com.br/al1/py_abc_27ago07.htm

http://www.defesanet.com.br/al1/py_uh_14_out_08.htm

Especialistas em geopolítica e defesa brasileiros especulam, inclusive, que a reativação da IV Frota dos EUA não seria, como se julgava a princípio, uma ameaça direta ao Brasil e seus interesses, e sim um contra-peso das Forças na região, tendo em vista os últimos acontecimentos no plano diplomático, além da constante aquisição de armamentos pela Venezuela, e aproximação ideológica com países como Rússia e China.

O Brasil tem tomado iniciativas práticas mínimas no sentido de reaparelhamento real e imediato das nossas forças armadas. O projeto FX2 vis a a transferência de tecnologia, o que é essencial, mas peca por estipular como prazo inicial para as primeiras entregas o longínguo ano de 2014, sendo que o reaparelhamento de nossos vizinhos nos coloca na delicada situação de ter que "correr atrás do prejuízo".

É necessário que se faça o equilíbrio perfeito entre diplomacia e poder de dissuação. Pois quando a primeira opção falhar, a segunda será a única forma de fazermos valer os nossos interesses como nação soberana.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Governo brasileiro emite alerta ao continente
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Hangar dos visitantes :: Assuntos Gerais-
Ir para: